TRB
INTRODUÇÃO
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
PIB NOMINAL E PIB REAL
O PIB (Produto Interno Bruto) é caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos por regiões, sendo Cidade, Estado ou País, em certo período, que pode ser anual, mensal ou trimestral. É um indicador bastante difundido e aplicado nas análises sócio-econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento e economia de determinadas localidades. Os bens de consumo não são incluídos na margem de contagem.
O PIB possui duas vertentes, conhecidas como Nominal e Real. O PIB Nominal é relacionado ao valor dos preços atuais, o Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise. Para se calcular estes dois indicativos, é utilizado o deflator do PIB, cuja estatística é mensurada pela divisão do PIB Nominal com o Real e multiplicado pelo valor de Cem. O deflator do PIB irá analisar quais mudanças foram significativas para a alteração do fator somado e serve como base para monitorar o nível básico dos preços. Este indicador também é usado como base para o cálculo da Taxa de Inflação.
Além do PIB existe o PIL (Produto Interno Líquido), que é a base de referência para se calcular ovalor da depreciação do capital. A diferença destes dois indicadores é justamente o índice Depreciação. Também se difere do