Trb
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa bibliográfica pretende demonstrar uma maior visibilidade a um problema social existente em nosso país, em nosso estado, em nossa cidade e em nosso bairro. Esse problema é a evasão escolar do público adolescentes das escolas públicas.
Para retratar melhor esse problema social os dados para esse trabalho foram baseados em uma pesquisa de uma escola do bairro de São Cristovão, em Salvador. Esse problema social que acomete aos estudantes de qualquer localidade traz sérios problemas à vida dessas pessoas, deixando-as desestruturadas e vulneráveis, sem perspectiva de um futuro. Além da família, a sociedade e o próprio sistema educacional também ficam fragilizados com essa situação, pois isso comprova a ineficácia de muitos programas sociais criados pelas políticas publicas voltadas a educação.
Diversos fatores podem levar um adolescente a desistir da escola, do seu futuro, desde as suas inseguranças pessoais, como os conflitos internos e familiares a questões culturais e socioeconômicas. A desistência de estudar pode significar sérias implicações na formação desse indivíduo em formação, levando-o a uma crise da identidade.
Sobre as questões da adolescência, abordaremos os teóricos Lev Vigotsky (1896-1934), psicólogo russo, cuja afirmação de que “construímos nossa identidade pela relação com os outros” dialoga com o teórico Erik Erikson (1902-1934), no momento em que este último declara que “O desenvolvimento humano envolve uma interação constante entre as influências hereditárias e ambientais”. A abordagem de Vigotsky sobre o adolescente é determinada partindo da existência de duas ênfases distintas: A do materialismo histórico e do materialismo dialético, ambas implementadas por Vigotsky. De acordo com os seus estudos, as manifestações humanas são entendidas como resultado do desenvolvimento histórico. As relações do homem com os outros homens, com a natureza e com ele mesmo cria