Filosofia Dp 2
ATIVIDADE DA AULA 05
Todo homem é capaz de conhecer, desde que possua certa disposição. Podem-se distinguir diferentes tipos de conhecimento. Há o conhecimento próprio do senso comum, outro tipo próprio das ciências e finalmente um conhecimento filosófico. A respeito do conhecimento filosófico, que nos ocupa no momento, alguns mestres afirmam que não é bem entendido por aqueles que não são filósofos. Platão no diálogo Teeteto relata a estória da jovem camponesa da Trácia que, vendo Tales de Mileto caindo numa cisterna enquanto caminhava observando o movimento dos astros, riu e zombou do sábio por sua preocupação em saber o que se passa no céu, ignorando o que está sob seus pés! E o mesmo Platão acrescenta: "Tal é o nosso filósofo que se presta à zombaria não só das mulheres da Trácia, mas também de todos (...) sua falta de jeito o faz parecer um tolo".
Neste contexto desenvolva uma reflexão filosófica sobre a capacidade do ser humano em conhecer o objeto analisando com a perspectiva filosófica. ( mínimo de linhas 9)
Resposta: A cobertura para a cabeça é parte da vestimenta masculina. Seria útil primeiro considerar a origem e significado da veste humana em geral, antes de discutir a questão de cobrir a cabeça. Segundo a opinião de muitos cientistas, a vestimenta humana originou-se por dois motivos: a) como uma proteção contra as condições climáticas (calor, frio, chuva, etc.), e subseqüentemente também para b) propósitos decorativos.
Numa investigação mais profunda, no entanto, poderia parecer que esta opinião "científica" é bastante questionável. Tendo em vista que o berço da raça humana foi um lugar onde as condições climáticas eram ideais, e mesmo assim as roupas eram usadas naqueles dias, o motivo do clima não parece aceitável.
O homem foi criado todo bom, sem qualquer mal dentro dele. Não tinha más inclinações nem conhecia a tentação pelos prazeres físicos. Conseqüentemente, todos os órgãos e partes do corpo eram iguais