Utilização da Estatística no Setor de RH
Aparelho Genital Masculino
Devem considerar-se nele, três partes: os órgãos genitais internos, os genitais externos e as glândulas anexas. Os órgãos genitais internos são os testículos, as vias espermáticas e a vesícula seminal.
As glândulas anexas ao aparelho reprodutor masculino são duas: a próstata e a glândula de Cowper.
A próstata é uma glândula situada debaixo da bexiga urinária, que lembra por sua forma e volume a uma castanha. Segrega um líquido que, ao misturar-se com o esperma antes da ejaculação, facilita o movimento das células sexuais, fenômeno importante no processo da fecundação. A glândula de Cowper, segrega uma substância viscosa e ligeiramente alcalina que neutraliza os resíduos da urina existentes na uretra e que dá ao sêmen seu cheiro característico.
Aparelho genital masculino
Aparelho Genital Feminino
Consta de vários órgãos que , devido à sua posição se classificam em dois grupos: órgãos genitais internos e externos.
Consideramos órgãos internos- O ovário, a trompa de falópio, o útero e a vagina. A trompa de Falópio é o conduto que se estende desde o ovário até o útero. Nele diferenciamos várias partes: a intramural, situada na espessura da parede uterina, de 2 a 3 cm. ; a bolha , mais dilatada que prossegue com o infundíbulo de corte irregular e recortado que formam as fibras que se adaptam como se o abraçassem. Uma destas fibras que se aderem ao ovário recebe o nome de franja ovárica da trompa.
A trompa uterina exerce uma dupla função : conduzir a célula-ovo do ovário até o útero e ser o receptáculo para a fecundação. A vulva é o conjunto dos órgãos genitais externos. Nela se distinguem as seguintes regiões anatômicas: Monte de Vênus que é a região púbica coberta de pêlos na mulher adulta; os lábios maiores são duas dobras de pele que cobrem os lábios menores, ou ninfas, o clitóris, que é um órgão impar, eréctil e o orifício vaginal.
Fisiologia do aparelho genital