Aparelho reprodutor feminino
O aparelho reprodutor feminino consiste em dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e a genitália externa. Suas funções são produzir gametas femininos (ovócitos) e manter um ovócito fertilizado durante seu desenvolvimento completo através da fase embrionária e fetal até o nascimento. O aparelho reprodutor feminino ainda produz hormônios sexuais que controlam órgãos do aparelho reprodutor e têm influência sobre outros órgãos do corpo. A partir da menarca, que é quando ocorre à primeira menstruação, o sistema reprodutor sofre modificações cíclicas em sua estrutura e atividade funcional controlada por mecanismo neuro- hormonais. A menopausa é um período variável durante o qual as modificações cíclicas ficam irregulares e acabam cessando. No período de pós-menopausa há uma lenta involução do sistema reprodutor. Embora as glândulas mamárias não pertençam ao aparelho reprodutor, elas estão diretamente ligadas porque sofrem mudanças diretamente conectadas com o estado funcional do sistema reprodutor.
1- Ovários
Os ovários são glândulas reprodutivas, com forma de amêndoas, medindo aproximadamente 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura, localizados junto à parede pélvica lateral de ambos os lados do útero. Sua superfície é coberta pelo Epitélio germinativo.
Os ovários produzem estrógeno e progesterona, hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias e pela regulação da gravidez. Os ovários também são responsáveis pela produção e manutenção dos ovócitos (gametas femininos).
1.1 Desenvolvimento inicial dos ovários
Próximo ao primeiro mês de vida embrionária, uma pequena população de células germinativas primordiais migra do saco vitelino até os primórdios gonadais, onde as gônadas estão começando a se desenvolver. Essas células se dividem e se transformam nas ovogônias.
A partir do 3º mês as ovogônias, começam a entrar na prófase da primeira divisão meiótica,