Metodos de ordenacao
É o método mais simples em termos de implementação, porém é o menos eficiente.
A idéia principal do algoritmo é percorrer o vetor n-1 vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o inicio o menor elemento da sequência. Essa movimentação, ilustrada na Figura abaixo e lembra a forma como as bolhas procuram seu próprio nível, por isso o nome do algoritmo. Seu uso não é recomendado para vetores com muitos elementos. A Figura acima Ilustra o funcionamento do algoritmo BubbleSort.
A seguir é mostrado o fluxograma do algoritmo. Fluxograma do algoritmo BubbleSort.
3.1. Implementação
Método BubbleSort em java public static void bubbleSort (int [] vetor){ boolean houveTroca = true; while (houveTroca) { houveTroca = false; for (int i = 0; i < (vetor.length)-1; i++){ if (vetor[i] > vetor[i+1]){ int variavelAuxiliar = vetor[i+1]; vetor[i+1] = vetor[i]; vetor[i] = variavelAuxiliar; houveTroca = true; } } }
}
3.2 Análise do algoritmo
O BubbleSort é um método de simples implementação, porém a sua eficiência é a menor entre os métodos de ordenação interna. Admite contudo vários melhoramentos e é também uma boa base para a construção de métodos mais elaborados.
A Tabela abaixo apresenta as principais vantagens e desvantagens deste método.
Vantagens Desvantages
Fácil Implementação O fato de o arquivo já estar ordenado não ajuda em nada
Algoritmo Estável Vantagens e desvantagens do Método BubbleSort
4. Conclusao
Contudo, não se petendeu esgotar analises mas sim falar um pouco da complexiade dos assuntos ligados aos algoritmos de ordenação, no caso particular de bubble Sort.
Uma maneira mais eficiente de implementação do BubbleSort consiste em parar
o