Aparelho reprodutor feminino
[pic]
O aparelho genital feminino é constituído pela vagina, ovários, útero e trompas de Falópio. O útero só começa a crescer na puberdade. Os ovários produzem os hormônios femininos e armazenam os óvulos. As trompas de Falópio ligam o útero aos ovários e estão posicionadas de tal forma que o óvulo, quando expelido do ovário no momento da ovulação, consegue chegar a elas com facilidade. A anatomia da vagina permite receber o pênis e serve de canal para o parto do bebê. O hímen é uma delicada membrana incompleta que protege a entrada da vagina antes da primeira experiência sexual. Esta é a membrana que se rompe quando a mulher tem a sua primeira relação sexual. Na maioria das meninas, o hímen não é uma cobertura total, mas contém perfurações que permitem a passagem de fluxo menstrual. Sua ruptura poderá provocar perdas sanguíneas. A forma do orifício (ostio himenal) e bordo da membrana (orla himenal), são os elementos em que se baseiam as classificações do hímen. TÍPICOS quando possuem um orifício e ATÍPICOS quando possuem vários ou nenhum orifício.
Hímem
Os Típicos compreendem os anular, semilunar e labiado. Os Atípicos compreendem os imperfurados, os em ponte, os cridiformes e os crivados. Neste caso, o fluxo menstrual e/ou as secreções vaginais não podem se exteriorizar, ficando retidos na vagina e no útero, sendo necessário intervenção cirúrgica para correção.
Órgãos Genitais femininos
Estes órgãos são aqui apresentados na ordem em que as células sexuais femininas (os óvulos) são formadas e transportadas para o útero; deste, a vagina prossegue para os órgãos genitais externos.
Ovário
É um pequeno ovóide achatado, aplicado à parede lateral da pelve, anteriormente ao ureter. Mas está preso ao ligamento largo do útero pelo mesovário, que lhe conduz vasos e nervos. Fixa-se ao útero por grosso ligamento que sai do seu pólo medial. Há também um ligamento suspensor do ovário, mal definido acompanhado pelos vasos ováricos, que sobe