Apagão profissional
Sumário
1 Introdução .......................................................................... 1
2 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NO CENÁRIO GLOBAL ................. 2
3 O PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA E SUAS RELAÇÕES ............... 3
3.1 A Classificação Brasileira de Ocupações ................................... 3
4 O PEDAGOGO NO MERCADO DE TRABALHO ............................. 6
4.1 O apagão profissional ............................................................ 6
5 A PROPOSTA ........................................................................ 7
5.1 Considerações finais ............................................................. 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................. 8
1 INTRODUÇÃO
No Brasil é comum a falta de mão de obra especializada no setor pedagógico, devido às péssimas condições do ensino brasileiro.
Dessa forma o presente trabalho tem o objetivo de apontar meios do autodesenvolvimento pessoal e profissional, conceitos, áreas de atuações e possibilidades para os profissionais da área pedagógica, através da qualificação profissional.
2 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS NO CENÁRIO GLOBAL
No Brasil de uma maneira geral, é revelado que há centenas de vagas em aberto, mas não há pessoas com capacitação e experiência para preenchê-las. A oferta existe, mas a falta de qualificação ainda é um problema que inibe as efetivações (STILER e TAUCHERT, 2010).
Tornaram-se comuns contratações de tecnólogos, trainees ou pessoas com mais de 50 anos, em diversos setores que precisam suprir à necessidade de mão de obra especializada (PIMENTEL, 2010).
Nesse cenário o pedagogo vê o seu trabalho ameaçado pelos baixos investimentos brasileiros em educação e ainda também por se desmotivarem com os salários, precariedade das escolas, falta de segurança dentre tantos outros.
Entretanto a função do pedagogo não se limita somente à