Apagao profissional
Introdução:
Este desafio trata sobre a existência de vagas no mercado de trabalho e a pouca qualificação que profissionais possuem para assumi-las, passando pela profissão do Assistente Social, as oportunidades e o cenário empregatício desta em especial, o ramo de atuação e a sua relação com os usuários.
Palavras chave: empregabilidade, serviço social, profissão, usuários, autodesenvolvimento.
1- Oportunidades e ameaças presentes no cenário global:
A globalização como conceito genérico sempre existiu, desde que o homem percebeu que o espaço era vital para sua realização. O debate que envolve a empregabilidade no mundo do trabalho é tema fundamental, que força o ser humano a adaptar-se cada vez mais rápido as novas exigências. O problema maior está no chamado “apagão de mão-de-obra”. Com o ritmo de desenvolvimento aumentando, empresas dos mais diversos setores encontram dificuldades de contratar profissionais qualificados.
Assim, por conta da exigência do mercado de que os profissionais estejam sempre atualizados quanto ao velocíssimo avanço da tecnologia e dos processos, e também aptos a realizar quotidianamente qualquer tipo de atividade dentro de seu campo de trabalho, tornou-se indispensável à criação de um modelo de atualização e reciclagem permanente do conhecimento (...) um profissional que pretende alcançar seus objetivos, não pode abrir mão de obter conhecimento de modo constante, além dos anos de estudo que já possui participar de palestras, eventos e cursos e ler artigos relacionados à sua atividade podem sim ajudar a evoluir em um mercado que, cada vez mais, necessita de mais e mais pessoas sintonizadas com a realidade. (TREVISAN-2008).
A profissão do Assistente Social vem crescendo muito e há uma demanda muito grande de profissionais tornando hoje o quadro de desemprego, desta profissão em especial, reduzido. A formação do profissional é bem generalizada, e por ser assim o Assistente Social