Reflexão do texto : cidadania ambiental novos direitos no brasil
Reflexões de Sustentabilidade, sob a orientação da Professora Margarida, do 4º semestre apresentado ao Curso Superior de Serviço social.
São Paulo
2º semestre de 2010 * REFLEXÃO
Evolui e destruir faz parte do mesmo processo, de alguma forma ecologia e meio ambiente são sinônimos. A disputa da economia e do meio ambiente nem sempre é possível, mas combate do supérfluo e uso desenfreado tem que haver um questionamento e solução.
O meio ambiente levou milhões anos para ser construído, abrangendo todos os povos da natureza, sem exagera essa questão passou ser de vida ou morte, cuidar e proteger passou ser um imperativo categórico, uma capacidade de sentir o nosso futuro e das próximas gerações, não podendo ser altruísta e nem sentimentalista.(Kloetzel, 1993)
As mudanças tecnológicas vieram aos poucos, e as mudanças climáticas também, o sistema no século VIII era de rodízio de três campos para proteger a terra, pois a sociedade medieval era agrária, depois o feudalismo e o capitalismo que perpetua até os dias de hoje.(Hunt e Sherman, 1991)
Em 1962 , a biologista e americana , Rachel Carson faz um alerta em seu livro “Primavera Silenciosa” (alusão aos pássaros cada ano mais escassos), provocando protestos ao uso de pesticidas.
A previsão de Arrhenius, um químico sueco, onde todos achavam fantasia e com o desequilibro total do ciclo do carbono, um saldo de três bilhões de toneladas, os níveis dos oceanos elevando, gerou preocupação geral a todos.
O ozônio é parente do oxigênio, tendo três átomos para formar um molécula, um a mais que o oxigênio, a sua ausência nos preocupa muito.
Existem três tipos de poluição: água, ar e solo onde pecamos de várias formas, abusamos de todas elas. Consumimos em media de dez mil quilos de lixo por ano, o desrespeito nas pescas industriais, uso desenfreado das madeiras, desmatando as florestas, o petróleo, carvão, o uso de spray, o vazamento de