Apac
Recuperação de condenados através do método APAC.
INTRODUÇÃO
A APAC – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - é uma entidade que utiliza um método de valorização humana, para oferecer ao preso condições de recuperar e assim proteger a sociedade promovendo a justiça. Ela foi criada em São Paulo, pelo Dr. Mário Ottoboni em 1972, que utilizou método inovador de recuperação de condenados, onde se tentava realizar um trabalho com o objetivo de amenizar as aflições, de uma população que vivia em constantes rebeliões e atos de inconformismo. Um dos princípios é o preso ajudar o próprio preso, possibilitando, assim, restaurar o sentimento de autoconfiança e solidariedade. Atualmente esta metodologia vem crescendo em diversos estados brasileiros como também em outros países. A APAC é relativamente recente, assim também, suas pesquisas e estudos merecendo receber investimento acadêmico constituindo avanços científicos acerca do tema, para a partir daí procurar contribuir para a evolução de políticas públicas de proteção aos condenados.
A presente pesquisa científica visa levantar o perfil carcerário da metodologia APAC do município de Nova Lima – MG identificando variáveis que auxiliam na reinserção social dos condenados, visto os positivos resultados obtidos.
PROBLEMA
Quais os motivos que levam os prisioneiros de 20 a 30 anos, da região de Nova Lima a optarem pela APAC?
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Atualmente milhares de presos cumprem pena de forma sub-humana em celas superlotadas. O sistema carcerário se propõe a recuperar, reeducar os presos e prepará-los para retornar à sociedade, tornando-os produtivos para que não reincidam em práticas delituosas. Porém, o que se percebe é que isto não ocorre e cada vez mais encontra-se presos reincidentes.
A falência do sistema penitenciário brasileiro é notória. Sabe-se da precariedade das instituições carcerárias e das más condições nas quais vivem os presos. As prisões e penitenciárias