brinquedoteca
Existem muitas discussões sobre a ludicidade com ponto de vista favoráveis ou contrários à prática do brincar no ambiente escolar. A brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “deposito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimular o desenvolvimento integral do ser humano.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura.
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Eis então, a importância da brinquedoteca no meio educacional como espaço que propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma global.
Foi realizada uma pesquisa na rede municipal de ensino para constatar a existência de alguma Brinquedoteca, mais para nossa surpresa essa só existe na rede privada de ensino conhecida como sala de jogos onde é o próprio professor que atende a necessidade das crianças.
2. DESENVOLVIMENTO
Sabemos dos desafios