Etimologia
O estudo da origem das palavras pode, contudo, levar a armadilhas e a falácias etimológicas, que formam a pseudoetimologia ou a etimologia popular. Um exemplo de armadilha brasileira é a etimologia da palavra forró. Muitos acreditam que tenha vindo de for all, do inglês, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os estadunidenses tinham bases no nordeste brasileiro. Entretanto, a palavra é uma simples derivação de forrobodó e já existia há muito mais tempo.
Não podemos esquecer também da palavra moleque, que alguns religiosos acreditam que vem de Moloque um antigo deus que aceitava sacrifícios de crianças, porem a palavramoleque vem de quimbundo(língua banta africana)e significa garoto criança pequena(ver Houaiss).
Entretanto, pesquisadores concordam que devido a existência, mesmo destas “armadilhas”, as palavras se tornam mais conhecidas, instigadas, e até mesmo ganham um significado mais fixo.
ETIMOLOGIA DOS NOMES DAS UNIDADES FEDERATIVAS DO BRASIL
Esta é uma lista das origens dos nomes das unidades federativas do Brasil (estados, Distrito Federal e antigos territórios). A maior parte deles é baseada na língua tupi-guarani ou língua brasílica, um idioma semi-artificial desenvolvido pelos padres jesuítas a partir de línguas nativas distintas para catequese dos indígenas e usado como língua franca no Brasil entre os séculos XV e XVIII. Uma minoria deriva de toponímicos e hagionímicos em língua portuguesa.
Acre - a partir de um erro de grafia de Aquiri, um rio da região (origem documentada); não é relacionado à unidade de medida territorial acre.
Alagoas - de alagoa, um campo alagado