Enfermagem
I – Introdução
As medidas de controle de infecção devem ser implementadas nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão hospitalar do vírus influenza
A/H1N1.
Neste informe, serão abordadas as ações referentes à aplicação de medidas de precauções e isolamento hospitalar na assistência a pacientes suspeitos de infecção por este vírus.
As medidas de precaução padrão e precauções para gotícula são recomendadas na assistência a pacientes pelos vírus da influenza sazonal, que são transmitidos principalmente através de gotículas respiratórias. No entanto, como ainda há incertezas sobre as formas de transmissão do vírus Influenza A (H1N1), a adoção de medidas adicionais devem ser aplicadas por profissionais de saúde na assistência a pacientes com infecção suspeita por esse subtipo viral. Isto envolve a inclusão de medidas de precaução de contato e para aerossóis.
II – Uso de equipamento proteção individual - EPI
É importante destacar que o uso de EPIs deve estar sempre associado com outras medidas preventivas tais como:
•
Freqüente higienização das mãos.
•
Etiqueta respiratória: o Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
o
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
o
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
o
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
Quem deve utilizar EPI:
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.
•
Todos os profissionais de saúde que prestam assistência direta ao paciente (ex: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, equipe de radiologia, entre outros).
•
Toda a equipe de suporte, que necessitem entrar no quarto/unidade de isolamento, incluindo pessoal de limpeza, nutrição e responsáveis pela retirada de produtos e roupas sujas da