Ap23
Objectivos………….1
Protocolo Inicial…1-2
Resultados…………2
Discussão…………..3
Resumo……………..3
Conclusão…………..3-4
Referências…………5
Objectivo(s): Esta actividade experimental tem como objectivos identificar se a substância é pura ou não e identificar também o ponto de fusão da mesma. Neste caso a substância é o Naftaleno. Tem também como objectivo identificar a variável do processo.
Protocolo Experimental:
Materiais: Termómetro, almofariz de porcelana, goblé, suporte universal, noz e garra, elástico, manta de aquecimento, tubo de vidro, espátula, tubo capilar, naftaleno.
Procedimento:
Nesta actividade experimental colocámos a amostra de naftaleno num almofariz de porcelana de modo a dividir a amostra.
Após estar completamente dividida, enchemos um dos três tubos capilares e depois deixamo-lo cair num tubo de vidro para obrigar a amostra descer. Continuámos esta operação até enchermos mais ou menos 1 cm do tubo capilar. Fizemos as mesmas duas últimas operações nos restantes tubos capilares.
Em seguida prendemos um dos tubos capilares ao termómetro com um elástico (com todo o cuidado pois os tubos capilares eram muito frágeis e partiam-se com muita facilidade) e mergulhámos o termómetro com o tubo no goblé com água que estava em cima da manta de aquecimento (prendemo-lo com um suporte universal, uma noz e uma garra).
A seguir ligámos a manta de aquecimento e começámos a observar quando é que a substância começava a ficar translúcida e a que temperatura esta começava de modo a identificar o seu ponto de fusão.
Resultados/Cálculos:
Amostras
Inicio do processo de fusão
Fim do processo de fusão
Média
Nº1
80⁰C
80⁰C = 80⁰C
Nº2
79⁰C
79⁰C
= 79⁰C
Nº3
79⁰C
80⁰C
= 79,5⁰C
Ponto de Fusão = = 79,5⁰C
79,5⁰C ≠ 80,2⁰C
Nota:
A incerteza do termómetro era de 2⁰C.
Resumo: Nesta actividade experimental fez-se a determinação do ponto de fusão do naftaleno utilizando-se um termómetro, um goblé e uma manta