Projeto ISA Server 2004
O ISA Server 2004™ é a nova versão de um produto que, além de prover serviços de firewall e cache web para redes corporativas, inclui vários outros itens com o intuito de proteger sua rede interna dos perigos das redes públicas. Implementando tecnologias para detecção de intrusos, filtros de conteúdo e redes privadas virtuais (tanto para interligar duas redes locais quanto para conectá-lo à sua rede de onde quer que esteja), a versão 2004 do ISA oferece novos níveis de segurança, facilita a administração através da nova interface de configuração e comunicação com o administrador/usuário e implementa melhorias na performance.
Este tutorial terá como foco a instalação e configuração do novo ISA para o sistema operacional Windows Server 2003, mostrando as novidades implementadas pela Microsoft na versão beta disponível ao público, tendo pouquíssimas diferenças em relação à versão final.
Versão Testada
Testamos a edição Standard do ISA 2004, que tem como limitações as diretrizes de grupo somente a nível local, a incapacidade de formar matrizes de servidores e limite quanto ao número de processadores suportados: quatro. A edição Enterprise não foi publicada até o presente momento.
Requisitos mínimos
Os requisitos mínimos da versão 2004 são parecidíssimos com os do ISA Server 2000: você precisará de um computador com processador Pentium II 300Mhz ou com desempenho semelhante, 256 Megabytes de memória RAM, 150 MB de espaço em disco livre, excluindo-se nessa conta o espaço para cachê web, um adaptador de rede para a rede interna e um para cada rede externa à qual deseja conectar o servidor ISA.
Além disso, uma de suas partições no disco deve estar formatada com o sistema de arquivos NTFS. Com relação ao sistema operacional, apesar da versão beta suportar apenas o Windows Server 2003, a versão final do produto deve rodar também no Windows 2000, se neste estiverem instalados o Service Pack 4 (ou mais atual) e Internet