Ap2
Imagine a seguinte situação:
Um operário da Companhia de Energética da região trabalha fazendo manutenção tanto em tubulações subterrâneas quanto aéreas.
Em um determinado dia, vai ao banco de sangue do serviço público local doar sangue e é atendido pelo técnico em enfermagem.
Faça o “enquadramento”, tanto do operário da Companhia Energética quanto do profissional da saúde com relação às normas regulamentadoras que se aplicam a cada atividade laboral respectivamente.
Em havendo um acidente de trabalho, com o operário ou o profissional de saúde, que procedimento deve adotar?Justifique a resposta
NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - toda empresa, organização ou instituição regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com mais de 20 empregados devem constituir a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que é composta por representantes do empregador e dos empregados.
NR 10 – Serviços em Eletricidade – Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas exigidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com as instalações elétricas.
NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde – Esta NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas a implementação de medidas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços e assistência a saúde em geral.
NR 33 – Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana continua, possui meios limitados de entrada e saída, a ventilação existente é insuficiente ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
Procedimento em caso de acidente:
Quando da ocorrência de algum acidente de trabalho, o próprio empregado ou seu supervisor deverá entrar em contato imediato com um membro da CIPA para proceder a abertura da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT.
A Instituição deverá comunicar o acidente de trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o