AP II. Diversidade Étnico Cultural
RGM: 15188370
Disciplina: Diversidade Étnico Cultural
Professor (a) Tutor (a): Adriane
Atividade de Aprofundamento II
Caro Aluno,
Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.
Nessa atividade você irá dissertar sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, como as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
Disserte (mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.
A partir de estudos antropológicos foram criados teorias culturais como Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo. A fim de compreender as formas de manifestação cultural do ser humano, do meio onde vivem e da evolução do homem.
Em 1974 o antropólogo Roger Martin Keesing através de seu artigo denominado de “Theories of Culture” apresenta duas teorias distintas sobre a cultura, o sistema adaptativo que consiste em que o homem consegue se “transformar” para se adaptar ao ambiente seja socialmente, economicamente, ideologicamente entre outras formas adaptativas. E o sistema de teorias idealistas que é subdividido em três partes: sistema cognitivo (adaptação do individuo a uma sociedade em especifico), sistema estrutural (atribuição de significado às atitudes humanas), e sistema simbólico (molda e entende o seu comportamento).
As formas de pensamentos evolucionistas se deram através de ideias monogeistas, onde se acreditava que o homem deveria passar por uma evolução (transformação) para se tornar um ser evoluído (Eurocentrismo). As ideias poligeistas que acreditava em diversas formas de evolução, ou seja, nenhumas dessas formas se rendem a outra, excluindo a ideia que existia um ser superior a ser seguido