Trabalho de Filosofia
7). Explique e dê um exemplo de como os filósofos da corrente fenomenológica reagem à dicotomia corpo-consciência.
9). O homem é só um laço de relações, apenas as relações contam para o homem”. Em que sentido a frase de Saint-Exupéry pode ser interpretada do ponto de vista da busca da felicidade?
10). Leia a citação e responda as questões:
a. Oque tem mais importância, segundo Comte-Sponville, para alcançar a felicidade?
b. Por que o erro está em procurar a felicidade por si mesma?
Respostas
7). A corrente da fenomenologia tem objetivo superar a dicotomia corpo-consciência, desfazendo a hierarquização determinada pela visão platônico-cristã. Pela noção da intencionalidade, o corpo não é coisa nem obstáculo, mas é parte integrante da totalidade do ser humano, meu corpo não é alguma coisa que eu tenho; eu sou meu corpo.
Exemplo: o gesto nunca é apenas corporal: ele é significativo e nos remete imediatamente à interioridade do sujeito. De fato, o corpo que percebemos não é um corpo qualquer; é um corpo humano, então o corpo é o primeiro momento da experiência humana. E antes de ser um "ser que conhece", o sujeito é um "ser que vive e sente" que é a maneira de participar, com o corpo, do conjunto da realidade.
9). Tem a ver com a felicidade porque o homem, para ser feliz, precisa se relacionar com seus semelhantes. Faz parte da sua natureza. Tanto é que até Sartre afirmou que "as pessoas são nosso céu e nosso inferno". Raramente um homem, vivendo em solidão absoluta, consegue efetivamente ser feliz.
10) a. Comte-Sponville, acredita que o trabalho, a ação, o prazer, o amor e o mundo são as coisas mais importantes para alcançar a felicidade.
b. Porque a felicidade é uma recompensa para aqueles que não a procuram, é apenas um complemento que desenvolvemos ao longo da vida e virá em acréscimo, a felicidade não está em algo valioso e muitas das vezes está em simples coisas da vida