Ao mestre com carinho
A HISTÓRIA: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores.
QUEM INDICA: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "Nem todas as armas do professor para motivar seus alunos são encontradas na sala de aula ou nos livros: o protagonista só estabelece uma conexão com os delinqüentes ao provar que há uma relação direta entre os conteúdos ensinados em classe e a progressão do mundo ao redor."
POR QUE VER: "Retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes", avalia a coordenadora Ana Lúcia Tampellini, da Escola São José de Vila Matilde, de São Paulo.
QUE BOM EXEMPLO TIRAR: "Características indispensáveis para o perfil de um bom educador: compromisso, seriedade e determinação para resolver os problemas em sala", comenta Ana Lúcia.
Em vias de se aposentar, depois de dar aulas por 30 anos numa escola de um bairro da classe operário de Londres, o professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) aceita o convite para lecionar nos Estados Unidos, numa escola da região sul de Chicago. Mas seu verdadeiro objetivo em Chicago é voltar a encontrar seu primeiro amor, uma mulher que conheceu há mais de 30 anos na Guiana. Quando reencontra sua antiga amante, Mark se vê em grandes dificuldades tendo de lidar com alunos muito indisciplinados em sua nova cidade.
O filme O mestre com carinho, conta-nos a história de um homem negro, graduado em engenharia, desempregado e sem perspectiva de trabalho em sua área, que decide ingressar como profissional da educação o