Análises financeiras
Para o estudo dos dados e obtenção dos resultados foram utilizadas as análises vertical e horizontal. Isto porque estas possibilitam transformar os valores das Demonstrações Financeiras em números relativos, melhorando assim a visibilidade e possibilidade de identificação dos pontos positivos e negativos. Também foram utilizados os Índices Padrão, podendo assim se estudar a situação econômica e financeira da empresa.
Análise Vertical
Trata-se da comparação dos componentes com o todo a que pertence, sendo que este assume 100%. Na análise dos Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido é perceptível as mudanças significativas nos percentuais de estrutura, identificando a partir de então as causas que levaram a essas situações. Já na análise das Demonstrações do Resultado do Exercício, é permitida uma visão da Estrutura de custos e despesas e sua representatividade em relação às vendas líquidas e mensuração das margens.
Método de cálculo
Primeiramente, considera-se o total do Ativo, Passivo e Património Líquido como 100% (valor total), após isso, divide-se cada elemento pelo valor total, e o multiplica por 100.
Análise Horizontal
A análise horizontal é a verificação de evolução, crescimento ou diminuição. Essa análise nos permite identificar a variação positiva ou negativa de um período em relação ao anterior. Sendo assim, todas as contas de um período base são consideradas 100% e fazemos uma relação percentual dos elementos dos períodos seguintes como base. É importante ressaltar também que é possível a partir desta análise identificar uma tendência ao longo de uma sequência de períodos, facilitando assim saber se a empresa terá resultados positivos ou não.
Método de cálculo
Há dois métodos de cálculo, o número índice e o método percentual. Neste trabalho foi utilizado o método percentual, este também é o mais utilizado de modo geral.
Número índice:
Método percentual:
Análise da Liquidez
Esta análise tem como objetivo