Analise das Sociedades Contemporâneas
Pode-se compreender, com base em Luria (1979), que o homem desenvolveu as características que o distinguem dos animais por meio de sua atividade consciente. A preparação dos instrumentos de trabalho levou o homem a mudança radical de toda sua estrutura, de seu comportamento e ao surgimento da linguagem. O surgimento da linguagem foi o fator fundamental para o desenvolvimento da consciência humana.
Com o desenvolvimento de novas formas de produção da vida e com a transformação das relações sociais o homem desenvolveu outros meios de se comunicar, por meio de linguagens diferentes. Dessa maneira, as informações circulam pelo mundo, desde o desenvolvimento da linguagem, visando atender objetivos determinados.
Com o processo de modernização e de globalização mundial houve um incremento no desenvolvimento das forças produtivas, buscando principalmente aumento da produtividade mundial, da lucratividade das empresas e a manutenção do sistema capitalista de produção. O desenvolvimento das ciências gerou crescimento da tecnologia, microeletrônica e a modernização das telecomunicações. As informações tornaram-se uma objetivação humana que envolve ideias e gera significados e implicações para os seres humanos, Octávio Ianni (2007 p. 17) explicita em estudo desenvolvido sobre a sociedade de consumo e as metáforas da globalização que:
A metáfora torna-se mais autêntica e viva quando se reconhece que ela praticamente prescinde da palavra, tornando a imagem predominante, como forma de comunicação, informação e fabulação. A eletrônica propicia não só a fabricação de imagens, do mundo como um caleidoscópio de imagens, mas também permite jogar com as palavras como imagens. A máquina impressora é substituída pelo aparelho de televisão e outras tecnologias eletrônicas, tais como DDD, telefone celular, fax, computador, rede de computadores, todos atravessando fronteiras, [...]
O estudo de vários teóricos das ciências sociais tem colocado