Análise
“Artigo 9º do Código de Ética com Artigo 1º da Constituição Federal”
O Brasil como um Estado Democrático de Direito, consiste na participação da população na política. Todos os cidadãos são livres e iguais, tendo em conta que não são mandados por um indivíduo em concreto, recebendo antes ordens de um sujeito indeterminado que representa a vontade geral.
O dever do profissional, ante o ser humano e seus valores, visa harmonizar os interesses pessoais aos coletivos mantendo a cidadania, onde todos têm o direito de colocar suas opiniões.
O seu direito está diretamente ligado ao pluralismo político, visando à livre associação e organização em várias corporações profissionais e à representação institucional.
Ante a profissão é importante que cada profissional exerça suas funções de acordo com sua capacidade individual, sempre de acordo às normas e atualizado sobre as mudanças, assim os mesmos realizando-as da melhor maneira, contribuem para o desenvolvimento, evitando crises, garantindo a sua dignidade com o reconhecimento do seu trabalho, enquadrando-se nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
É importante que cada pessoa saiba onde começa e onde termina seus direitos, uma vez que ao cumprir suas obrigações permiti-se que o outro exerça também seus direitos.
Nas relações com os clientes é indispensável deixar claro o direito de escolha e o livre arbítrio de cada um.
A garantia da dignidade da pessoa Humana significa que pelo simples fato de "ser" humano, o indivíduo merece todo o respeito, sendo este o valor supremo constitucional.
Com os demais profissionais é importante ressaltar que é necessário atuar com lealdade no mercado de trabalho, ou seja, não tirar proveito das situações, agindo de forma correta, sem formular propostas salariais inferiores ao mínimo do profissionalismo, não omitir ou ocultar fatos e até mesmo prestar de má fé orientação, que possa resultar em danos às