Atps analise financeira etapa 1
O Investimento é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, sendo um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
No decorrer do trabalho, iremos elaborar um Projeto de Investimento em um negócio, no qual será analisada a viabilidade econômica, apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.
Vamos apresentar informações sobre os Tipos de Investimentos, o tipo de negócio a trabalhar, os Fluxos de Caixa Relevantes, cálculos sobre o preço unitário de venda, quantidade mensal a ser comercializado, faturamento anual, custos e despesas mensais e anuais, valor da mão de obra, tributos e contribuições, contas de Balanço Patrimonial e DRE, Taxa Selic, Técnicas de Investimentos, elaborar TIR, VPL e Payback utilizando a TMA, IOF e Imposto de Renda, Inflação e Depreciação.
Estes assuntos serão detalhados durante a realização das etapas desta ATPS.
Capítulo 1
Etapa 1
Passo 1
Tipos de Investimento
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. Em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Os investimentos dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. São eles:
- Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.
- Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de