Análise "é isto um homem?"
Faculdade de Formação de Professores
Curso de Pedagogia - Departamento de Educação
Disciplina - Sociologia da Educação I
Professora: Drª Adir da Luz Almeida
Aluna: Bruna Pontes
Proposta: Análise do livro “É isto um Homem? Autor: Primo Levi. Editora Rocco.
Nessa segunda tentativa de análise do livro “É isto um Homem?” pretendo discutir alguns conceitos que se apresentam nessa obra. O livro conta a história de Primo Levi, escritor que permaneceu por 10 meses no campo de concentração de Auschwitz - Alemanha.
Como nos foi demonstrado o sistema simbólico cumpre bem o seu papel de dominação, que reforça, ou pelo ou menos contribui, para a caracterização de dominação de uma classe sobre outra classe. Mas é importante ressaltar que esse poder não é fixo e que na verdade o mais relevante é refletirmos sobre os lugares de poder e suas conseqüências.
As relações entre poder e espaço estão incondicionalmente ligadas e presentes em nosso dia a dia.
Se pegarmos a escola como exemplo poderemos perceber que o professor exerce poder sobre os alunos, mas que essa relação se modifica quando colocamos o professor a frente de um coordenador ou reitor. Nesse espaço travam-se lutas pelo poder e se fazem relações de poder de forma clara, e às vezes, impositiva.
O poder se dá de uma forma tão natural que podemos sofrê-lo ou exercer-lo sobre alguém sem sequer pensarmos sobre isso uma única vez na vida. Esse poder que em dado momento pode ser visível em outro pode ser ocultado pelas atividades diárias, cotidianas.
Não podemos nos enganar achando que esse poder invisível não produz efeito sobre as pessoas. Muitas das vezes ele é mais devastador, porque os sujeitos que estão sobre essa condição não conseguem perceber que fazem parte dessa estrutura. Que o dominador impõe as suas definições, mas sempre conforme os seus interesses.
Podemos perceber que a mídia é hoje um dos maiores sistemas simbólicos. Ela caracteriza a dominação de uma