Homem de Ferro Analise
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Gabriella Hauber Pimentel
Laura Bittencourt Paiva
Laila Fernanda Santos Balsamão
ANÁLISE DE PRODUTO CULTURAL: FILME “HOMEM DE FERRO” (IRONMAN)
Trabalho apresentado à disciplina Teorias da Comunicação, ministrada pela Prof. Míriam Christus, no 2º período do curso Comunicação Social da UFMG.
Belo Horizonte
Junho/2008
Índice
Introdução
O filme “Homem de Ferro” (IronMan) é mais uma adaptação para o cinema das aventuras de um famoso super-herói das histórias em quadrinhos, o Homem de Ferro.
O personagem criado por Stan Lee, Jack Kirby, Larry Lieber e Don Heck para os quadrinhos é Tony Stark, um famoso e bem sucedido fabricante de armas bélicas. Porém, tudo isso muda quando, durante a demonstração de uma de suas armas, ele é seqüestrado por rebeldes e obrigado a construir um produto bélico. Stark (no filme, Robert Downey Jr), ao invés de construir a arma, começa a construir, escondido de seus seqüestradores, uma poderosa armadura para conseguir fugir. Armadura essa que posteriormente, lhe daria o nome de Homem de Ferro.
Dependente de um dispositivo, localizado perto do peito, que o mantém vivo, o Homem de Ferro escapa dos seqüestradores, mas perde a sua armadura. A partir daí, com uma nova armadura, ele tem que enfrentar seu antigo sócio Obadiah Stane, representado por Jeff Bridges, que, após se apropriar e aprimorar a primeira versão de sua armadura tenta destruí-lo.
Também após sair de seu cativeiro, Tony stark começa a refletir sobre seus negócios e resolve abandoná-los quando percebe que as armas que produz são as responsáveis pela morte de milhares de pessoas. Na verdade, ele desiste de fabricar e vender tais armas quando vê que elas eram utilizadas contra os Estados Unidos.
Tony Stark conta com a ajuda de sua assistente / mocinha, Virginia Pepper Potts