Análise e distribuição de partículas
1. Objetivo:
O objetivo da análise granulométrica é a determinação da distribuição de tamanho das partículas de amostras sólidas, neste caso a areia. E esta análise geralmente é feita através de um conjunto de peneiras. O peneiramento é um método amplamente utilizado, pois o equipamento, o procedimento analítico e os conceitos básicos são simples. Na peneiração as partículas encontram uma série de aberturas iguais que possibilitam uma seqüência de resultados como: massa retida e massa que passou (passa/não passa) (PERRY, 1973).
A necessidade de separar sólidos prende-se a duas finalidades: dividir o sólido granular em frações homogêneas e obter frações com partículas de mesmo tamanho. O objetivo deste experimento é realizar uma separação mecânica de amostras de areia retida na malha e classificá-la como fina, média ou grossa.
2. Introdução:
O problema de caracterizar um sólido particulado e de prever suas características insinua-se em toda a engenharia. Os Engenheiros Químicos encontram sólidos particulados ao efetuarem muitas operações unitárias, por exemplo, na moagem, na secagem, na filtração, na cristalização, na reação entre sólidos e fluidos, na coleta de poeira, que constituem parte de qualquer processo de obtenção de produtos sólidos, como o da fabricação de catalisadores em muitas reações químicas industrialmente importantes. As partículas sólidas individuais se caracterizam pelo seu tamanho, forma e densidade. As partículas de sólidos homogêneos tem a mesma densidade que o material inteiro. As partículas obtidas com o rompimento de um sólido composto, como os minerais metálicos, têm várias densidades, que geralmente são diferentes da densidade do material inteiro. A forma da partícula é comumente caracterizada através da esfericidade, apesar de não se conhecer qualquer argumento científico afirmativo. Uma das tarefas mais freqüentes é separar materiais, e uma das operações unitárias mais simples é