Redação
ESCREVER É UM EXERCÍCIO
PROPOSTA DE REDAÇÃO:
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras.
Ler as letras de uma página é apenas um dos muitos disfarces da leitura. O astrônomo lendo um mapa de estrelas que não existem mais; o arquiteto japonês lendo a terra sobre a qual será erguida uma casa, de modo a protegê-la das forças malignas; o zoólogo lendo os rastros de animais na floresta; o jogador lendo os gestos do parceiro antes de jogar a carta vencedora; a dançarina lendo as notações do coreógrafo e o público lendo os movimentos da bailarina no palco; (...) os pais lendo no rosto do bebê sinais de alegria, medo ou admiração;o amante lendo cegamente o corpo amado à noite, sob os lençóis;o psiquiatra ajudando os pacientes a ler seus sonhos perturbadores;o pescador havaiano lendo as correntes do oceano ao mergulhar a mão na água; o agricultor lendo o tempo no céu – todos eles compartilham com os leitores a arte de decifrar e traduzir signos.
Alberto Manguel. Uma história da leitura.
I
Onipresente no século XXI, a escrita vem diminuindo e apagando as distâncias, nos oferecendo, de forma irremediavelmente sedutora, um profícuo diálogo com as múltiplas vozes da humanidade. E, como a leitura é o meio de nos situarmos neste extraordinário banquete, retomo as distantes, incrivelmente distantes, e tão atuais palavras de Confúcio: “Não importa quão ocupado seja, encontre tempo para ler, ou entregue-se à ignorância voluntária”.