análise textos 3 e 4
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS TEXTOS:
“EVENTOS PRIVADOS EM UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO” E
“SENTIMENTOS”
GOIÂNIA
2014
Análise comparativa entre os textos “Eventos privados em uma ciência do comportamento” (texto 3) e “Sentimentos”(texto 4)
Só de saída, ambos os conceitos discorridos pelos autores são baseados na teoria de Skinner, sendo assim, não há diferença grande, uma vez que ambos trabalham com o mesmo autor.
Para Skinner à maneira como as pessoas se sentem é tão importante quanto o que elas fazem. “A demonstração dos sentimentos possibilita saber qual é a melhor maneira de agir perante o outro, de modo que obtenhamos a reação desejada. No entanto, sentimentos não devem ser tratados como causas internas que explicam o comportamento dos organismos, estes são produtos da interação entre o individuo e seu meio e são consequências destas interações e não causas. Skinner, segundo Tourinho, prefere falar em eventos privados, por entender que tudo se resumia a comportamentos e estímulos que se diferenciavam apenas por ocorrerem no interior de cada um. Ambos os conceitos, Eventos privados e Sentimentos, são categóricos em rejeitar qualquer concepção internalista de homem.
Na perspectiva behaviorista, sentimentos não podem ser apontados como causa de um comportamento, sendo então, um produto de contingências. Skinner complementa ao colocar que os sentimentos são, antes de qualquer coisa, condições corporais e, embora sejam fáceis de serem confundidos com uma causa, uma vez que se apresentam enquanto estamos nos comportando, os eventos é que de fato são responsáveis pelo que fazemos e pelo que sentimos (Sentimentos). Para Tourinho, o privado é aquilo que está acessível de forma direta ao individuo no interior de quem ele corre, os sentimentos também são interpretados, em algumas circunstancias, em termos de estímulos privados, porem Skinner adverte que