Análise SWOT
Lançaram no mercado o tradicional doce italiano, inovando seus produtos com o decorrer dos anos.
Trabalham no ramo alimentício, com produtos necessários, ocupando a base da pirâmide de Maslow, onde destaca as necessidades fisiológicas.
Seu principal concorrente é a Nestlé, que entrou pesado no mercado de panetones, depois de uma bem sucedida experiência, quando lançou uma linha apenas para o mercado paulista e chegou à vice-liderança. Tendo como meta conquistar a liderança do mercado que está nas mãos da Bauducco a anos.
Outra concorrente das empresas Bauducco e Visconti é a empresa Quacker do Brasil, empresa do grupo Pepsico, também entrando no mercado de panetones, baseando-se em pesquisas que indicavam haver espaço para novos entrantes. Sua estratégia de lançamento envolveu produtos inovadores, como o panetone feito de massa folhada e a associação de panetone às marcas estabelecidas como o Pane Toddy, com gotas no sabor achocolatado Toddy.
A estratégia da Bauducco:
Com o aumento da concorrência a Bauducco desenvolveu estratégias para não perder vendas, lançou campanhas com brindes, como bichinhos de pelúcia, inspirada na famosa promoção da Parmalat, nos anos 90, em que os mamíferos viraram febre e se transformaram em mascotes da marca, criou embalagens sofisticadas, como latas que traziam impressas obras de Rornero Brito.
Além disso, tem sua estratégia voltada para a valorização da tradição e dos vínculos familiares, a Bauducco tem como Slogan “Da família Bauducco para a sua família”. Complementando-o, existem outros artifícios da comunicação que procuram reforçar a história da marca, como a música característica e as ilustrações de épocas passadas, construindo um ambiente de nostalgia que traz boas sensações ao consumidor.
Pela pesquisa de mercado, as estratégias vêm dando certo, pois a Bauducco ocupa o primeiro lugar a anos na venda de panetones.
A Estratégia da Visconti:
A