Análise SWOT
A partir da leitura dos textos propostos (e sob a ótica da análise SWOT), estarei apresentando aquelas que podemos considerar como forças que a Vale possui. Essas forças, se bem trabalhadas, representam vantagens da empresa sobre seus concorrentes.
Crescimento no mercado internacional
Com a compra da Inco, a Vale obteve maior diversificação e ampliação dos seus negócios em uma área geográfica maior. Isso faz parte de uma estratégia de internacionalização da empresa com maior portfólio de produtos, deixando de focar apenas na produção do minério de ferro. A Vale continua expandindo horizontes numa operação que já envolve 16 países dos 5 continentes.
Recursos financeiros para investimentos
A Vale vem investindo de forma robusta no Brasil e no exterior, num pacote anunciado de US$ 59 bilhões. Esses recursos provem do reinvestimento de seus lucros no próprio negócio e de linhas de crédito, de curto e longo prazo, obtidas junto a órgãos financiadores. Esses financiamentos são viabilizados em função das boas perspectivas de negócio da empresa. No caso da internacional Inco, a produção do níquel (altamente valorizado) com a melhor tecnologia e a disposição das maiores reservas mundiais melhora a perspectiva de altos ganhos nessa exploração, o que diminui os riscos. Os grandes investimentos realizados também em território nacional denotam a perspectiva de forte crescimento para a empresa com perspectiva de aumentar em até 100% a produção de minério de ferro.
Infraestrutura da empresa
A aquisição da Inco amplia a área de atuação da Vale com a conquista de maiores reservas, estrutura e tecnologia. Além disso, os investimentos no Brasil vão aumentando, com destinação a uma nova siderúrgica, uma usina termelétrica no Pará e a expansão da refinaria Alumina do Norte do Brasil.
Conclusão
Com forte penetração em mercados por todo o mundo, portfólio diversificado, capital próprio e recursos disponíveis, além