Análise swot
A análise SWOT é dividida em dois cenários, cenário interno, composto pelas forças e fraquezas e cenário externo, composto pelas oportunidades e ameaças.
São atividades, produtos ou serviços que são destaques na empresa. É o “carro-chefe” da organização, o que a faz conhecida e reconhecida.
O que você (empresa/equipe/pessoa) faz bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? O que outros (empresas/equipes/pessoas) acham que você faz bem?
São considerados forças: controle de qualidade, padronização de recursos, equipamentos de última geração, funcionários qualificados, demanda de produtos ou serviços, flexibilidade em negociações, líderes compromissados.
Oposto das forças, tudo o que a empresa “deixa a desejar” e que deve ser melhorado.
No que você pode melhorar? Onde você tem menos recursos que os outros? O que outros acham que são suas fraquezas? Podem ser: Custo final elevado, fragilidade no atendimento, alto grau de insatisfação em determinado produto ou serviço, alto índice de devolução de mercadorias, alto índice de mercadorias danificadas.
São todos os fatores que estão fora de controle da empresa que podem trazer modificações satisfatórias à mesma. Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar ? O que seu concorrente anda fazendo?
São oportunidades: Valorização de um produto ou serviço, economia em alta, abertura de novos