Atps banco de dados
1 -O modelo de dados é um subconjunto do modelo de implementação que descreve a representação lógica e física dos dados persistentes no sistema. Também abrange qualquer comportamento definido no banco de dados, como procedimentos armazenados, triggers, restrições.
É usado para descrever a estrutura lógica e possivelmente física das informações persistentes gerenciadas pelo sistema. O modelo de dados é especificamente necessário quando a estrutura de dados persistentes não pode ser obtida mecânica e automaticamente da estrutura de classes persistentes no modelo de design. Além de definir estruturas de dados persistentes, ele é usado para definir o mapeamento entre classes de design persistentes e estruturas de dados persistentes. Ele é necessário com mais frequência quando o modelo de design é um modelo de objetos e o mecanismo de armazenamento persistente é baseado em um banco de dados relacional, embora geralmente seja necessário sempre que esse mecanismo é baseado em uma tecnologia não orientada a objetos.
Criado na fase de Elaboração, com base em classes persistentes significativas do ponto de vista da arquitetura. O Modelo de Dados é refinado e expandido durante a fase de Construção.
2-
Modelo Conceitual (Modelo E-R)
Aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado, independentemente de quaisquer limitações impostas por tecnologias, técnicas de implementação ou dispositivos físicos. Separa o problema de modelagem do problema de implementação do modelo em um tipo de SGBD específico. Permite abstrair e compreender melhor o ambiente observado.
Modelo Lógico
Aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação de acordo com as regras de implementação e limitações impostas por algum tipo de tecnologia. Essa representação é independente dos dispositivos ou meios de armazenamento físico das estruturas de dados por ela definidas. Modelo