Análise swot
A “análise SWOT” permite uma visão de onde se encontra a empresa e serve de apoio para que as fraquezas da mesma sejam minimizadas e os pontos fortes maximizados e melhor aproveitados. Da mesma forma, uma “análise SWOT pessoal” pode nos dar uma visão das nossas qualificações e do momento profissional que estamos com os mesmos pontos fortes e fracos. A partir daí podemos descobrir quais competências e conhecimentos temos que irá permitir descobrirmos novos rumos na carreira e quais são necessários desenvolver para acompanhar as mudanças atuais. Em planejamento estratégico, a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no mercado de atuação. No final obtemos informações internas da empresa (strengths and weaknesses, forças e fraquezas) e fatores externos (opportunities and threats, oportunidades e ameaças). Mas, e se resolvermos usar essa ferramenta em benefício próprio fazendo uma “análise SWOT pessoal”, como seria? A seguir estão algumas questões que podem ser estudadas para uma “análise SWOT” pessoal:
Strengths/Forças:
Quais são as suas vantagens como profissional? O que o mercado, sua empresa e seus colegas percebem como sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo ao redor? O que você faz de melhor? Qual o seu diferencial dentre os seus concorrentes?
Weaknesses/Fraquezas:
O que você pode melhorar? Que tipo de tarefa/atribuições você ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas de seu superior direto?
Opportunities/Oportunidades:
Existe alguma tendência do mercado que pode ser vista como o "pulo do gato" para você? Existe alguma área na qual você nunca esteve antes, mas pode investir e