Análise sensorial
Centro de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Relatório Sobre Análise Sensorial
Disciplina: Cosmetologia
Professora: Daisy Netz
Aluna: Jady Alice Rodrigues Rocha
4º Período de Farmácia
Itajaí, 16 de novembro de 2011
Análise sensorial é a ciência usada para medir, analisar e interpretar as sensações fisiológicas e psicológicas de formulações percebidas pelos sentidos.
Análise Sensorial é uma metodologia destinada que visa avaliar a aceitação de produtos no mercado, pesquisando os gostos e preferências de consumidores. Com base nos resultados, é possível medir, avaliar e interpretar a percepção sensorial em relação ao produto analisado.
Empregam-se diferentes métodos de avaliação, visando determinar o perfil sensorial, a aceitação e preferências acerca dos produtos. Estes métodos podem ser orientados ao controle de qualidade, ao desenvolvimento de produtos e a estudos de consumidores.
A Análise Sensorial é uma ferramenta moderna utilizada para o desenvolvimento de novos produtos, reformulação dos produtos já estabelecidos no mercado, estudo de vida de prateleira, determinação das diferenças e similaridades apresentadas entre produtos concorrentes, identificação das preferências dos consumidores por um determinado produto e, finalmente, para a otimização e melhoria da qualidade.
Neste relatório foram analisadas as formulações a partir dos ensaios de pick-up, espessura, espalhabilidade, sensação de fusão, suavidade, filme residual.
Pick-Up: representa a capacidade um produto em se aderir as dedo no primeiro toque, deve ser analisado colocando o dedo delicadamente na superfície do produto e avaliar a capacidade de adesão verificando a quantidade de produto que se a adere ao dedo.
Espessura: representa a quantidade de produto percebida entre dois dedos, deve-se aplicar a formulação no dedo indicador, pressionando levemente com o polegar, friccionar cinco vezes em movimentos circulares e avaliar a quantidade de produto entre os dedos.