Análise sensorial
ANÁLISE SENSORIAL é, tal como o nome já diz, um processo analítico, isto é, que analisa, que mede características de alguma coisa. O termo SENSORIAL é relativo à SENSIBILIDADE, que transmite sensações, tendo como centro das sensações o cérebro.
Tecnicamente a Análise Sensorial é uma disciplina científica usada para medir, analisar e interpretar reações às características dos alimentos e materiais como são percebidos pelos órgãos da visão, olfação, gustação, tato e audição. As propriedades organolépticas dos alimentos podem ser percebidas sucessivamente em três momentos diferentes: antes, durante após o consumo do alimento. A aceitação ou rejeição de um alimento e sua preferência em relação a outro dependem em grande parte da informação sensorial recebida. Esta é a razão pela qual a tecnologia de alimentos se interessa em determinar se um alimento á aceito ou preferido pelo consumidor Por tal motivo, é de grande importância a análise sensorial dos alimentos, para identificar as diferença encontradas, melhorar os produtos e descobrir novas fórmulas.
COMO APARECEU A ANÁLISE SENSORIAL?
O termo mais popularmente conhecido para a Análise Sensorial é a degustação.
Os pioneiros na aplicação do método de degustação por equipes foram destilarias e cervejarias, principalmente na Europa.
Nos Estados Unidos, a origem e o desenvolvimento da técnica de degustação por equipe surgiram da necessidade de se obter produtos de alta qualidade e que não fossem rejeitados pelos soldados do exército durante a 2ª Guerra Mundial, portanto a Análise Sensorial em bases científicas é um estudo recente e teve seu início nos Estados Unidos.
No Brasil, a Análise Sensorial começou com a necessidade de classificar a qualidade do café como bebida, e o método de equipe de provadores ou degustadores foi usado pela primeira vez em 1954, no Laboratório de Degustação da Seção de Tecnologia do Instituto Agronômico de Campinas.