ANÁLISE QUALITATIVA DA ÁGUA
SÉTIMO EXPERIMENTO:
ANÁLISE QUALITATIVA DA ÁGUA.
ALUNO: FABIO DUARTE DE SOUZA
TURMA: ENG0304N
PROF. LUCIANA CARREIRAS
LOCAL: LABORATÓRIO QUÍMICA SALA 102E (BS)
RIO DE JANEIRO, 06 DE MAIO DE 2015
OBJETIVO
Determinar a concentração de cloretos em água e avaliar a qualidade desta para identificar e interpretar os resultados.
1.0 INTRODUÇÃO
Vários íons são encontrados em pequenas concentrações na água, mas em maiores quantidades pode-se tornar um prejuízo pra a indústria de alimentos. Íons cloreto em concentração elevada causam nas tubulações correção e um valor significativo de sal no produto processado por este tipo de água.
Muito embora a água que é utilizada na indústria deve passa ainda por uma análise qualitativa, avaliando-se suas características organolépticas bem como cor, odor, sabor.
2.0 MATERIAIS UTILIZADO
- Reagentes;
- Tubo de ensaio;
- Espátula;
- Bastão de vidro;
- Funil de vidro;
- Suporte para tubo de ensaio.
3.0 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiro colocamos as substâncias num tubo de ensaio 5mL das diferentes tipos de água com as seguintes reações qualitativas:
1. Para teste com cloretos, adicionamos 2 gotas da solução de AgNO3 0,1M. Observamos a reação Cl-+AgNO3 → AgCl+NO3-.
2. Para teste com Fe+2 e Fe+3, adicionamos em cada amostra, 2 gotas de solução de HNO3 50% e 2 gotas de tiociato de potássio. (KSCN) 10% observamos o aparecimento da coloração avermelhada o que configura a evidência de ferro.
3. Para o teste com sulfatos SO4-2, adicionamos em cada amostra 2 gotas de BaCl2 (cloreto de bário) 10%.Em presença de sulfatos houve formação de precipitado SO4-2+BaCl2 → BaSO4.
4. Para o teste com nitratos NO2-, adicionamos 2 gotas de alfa-naftalina. Observamos a reação e percebemos que a coloração ficou avermelhada neste teste.
5. Para o teste com cloro, adicionamos em cada amostra 2 gotas de orto-tolidina. Quando houve reação, a solução ficou amarela-esverdeada.
A partir dos dados