resumo fisica
É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos.
A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.
As grandezas que podem ser medidas neste circuito são:
R: a resistência elétrica, medida em ohms (Ω); I, a corrente elétrica medida em ampères (A), ou coulombs por segundo;
V, a tensão elétrica, medida em volts (V), ou joules por coulomb.
Ao ligar um aparelho a corrente flui por muitos caminhos e a tensão fornecida pela fonte de energia distribui-se pelos componentes. Esta distribuição de corrente e tensão obedece às duas Leis Kirchhoff.
A primeira Lei de Kirchhoff, também chamada de Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK) ou Lei dos Nós, refere-se à forma como a corrente se distribui nos circuitos em paralelo.
A partir da primeira Lei de Kirchhoff e da Lei de Ohm, podemos determinar a corrente em cada um dos componentes associados em paralelo. Para compreender essa primeira Lei, você precisa conhecer algumas características do circuito em paralelo.
O circuito em paralelo apresenta três características fundamentais: ‡ fornece mais de um caminho a circular a corrente elétrica; ‡ a tensão em todos os componentes associados é a mesma; ‡ as cargas são independentes. Os resistores podem ser combinados basicamente em três tipos de associações: em série, em paralelo ou ainda em associação mista, que é uma combinação das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associação, esta sempre resultará numa única resistência total, normalmente designada como resistência equivalente - e sua forma abreviada de escrita é Req ou Rt.
Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores:
- Há mais de um caminho para a corrente elétrica;
- A corrente elétrica se divide entre os componentes do circuito;
- A corrente total que circula na associação é o somatório da corrente de cada