Análise qualitativa da glicose
A glicose, um monossacarídeo, é um carboidrato muito importante. É utlizada pelas células como fonte de energia e intermediária metabólico. A glicose é um dos principais produtos que dá inicio a respiração celular.As moléculas de glicose são transportadas dentro das células pelo hormônio insulina. Caso haja a deficiência deste hormônio, a glicose se acumula no sangue e na urina gerando deficiência de nutrientes às células.Este distúrbio metabólico é a diabetes e é classficada com relação à sua causa inicial da pouca ou nula produção de insulina.
Um espectrofotômetro é um aparelho onde passa um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução.
A espectrofotometria é baseada na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. Esta técnica permite a quantificação da glicose em solução a partir da absorção de energia radiante, da luz. A luz pode ser definida com o forma de energia com natureza ondulatória e possui diversos comprimentos de onda e têm princípio de interação com a matéria, e parte da sua energia é absorvida pelos elétrons dos átomos que compõem a molécula. O aparelho tem capacidade de selecionar o comprimento de onda da radiação adequado à análise de um determinado componente,e como determinar a concentração de uma espécie em solução, verificando a variação de absorbância em função da concentração de várias soluções-padrão. Quando a solução é iluminada pela luz branca ela apresenta uma cor resultante da absorção relativa dos vários comprimentos de onda que a compõe, essa absorção dependerá da natureza da substância, do comprimento da onda e do uso da concentração. Esses métodos baseiam-se na absorção ou emissão de radiação eletromagnética pelas moléculas, quando seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos onde há a comparação da radiação absorvida pela solução que contém uma determinada quantidade de soluto.