PROJETO ESCOLAR
9º ano
Disciplina: Sociologia
Carga Horária: 40 HORAS/AULA
Ementário:
O curso pretende apresentar uma Introdução à Sociologia e sua especificidade quando aplicada no ambiente organizacional moldado por culturas. Neste sentido, um estudo da cultura brasileira e sua influência nos modos de administração será o aspecto central do curso.
Ao entrar na sala de aula para dar seu curso de sociologia, o professor depara-se frequentemente com a curiosidade das classe diante dessa “desconhecida” ciência e com uma expectativa nem sempre favorável de alguns alunos, que imaginam um curso muito difícil, cheio de termos complicados e incompreensíveis.
É nosso objetivo não só transmitir conhecimentos indispensáveis à compreensão da realidade social, mas fazê-lo de modo a introduzir o aluno, com tranqüilidade, no universo das Ciências Sociais, de forma a despertar nele o interesse e a curiosidade pela análise objetiva da realidade que o cerca.
INTRODUÇÃO:
O certo é que lentamente a Sociologia vai ocupando espaço nos currículos da escola secundária e do ensino superior, sendo praticado o seu ensino de modo geral por advogados, médicos e militares, assumindo os mais variados matizes, à esquerda ou à direita, servindo desde sempre para justificar o papel transformador ou conservador da educação, conforme o contexto, os homens, os interesses.
Nas primeiras décadas do século XX, a Sociologia integrará os currículos, especialmente das escolas normais, embora aparecesse também nos cursos preparatórios (últimas séries do ensino secundário – que depois seria denominado de colegial e atualmente ensino médio) ou superiores.
Nessa abordagem é de suma importância que o professor valorize a disciplina de sociologia não somente como um complemento de carga horária, e sim de grande utilidade para a vida social do discente.
Primeiramente a disciplina Sociologia tem uma historicidade bastante diversa de outras disciplinas do currículo, tanto em