financas
A elasticidade de uma variável X face a uma variável Y corresponde à variação percentual que ocorre em X por cada variação percentual unitária (variação de 1%) que ocorra em Y.
De acordo com as variáveis que se relacionam, existem vários tipos de elasticidade específicos, sendo os mais frequentemente utilizados os seguintes: elasticidade-preço da procura; a elasticidade-preço da oferta; a elasticidade-preço cruzada da procura; e a elasticidade-rendimento da procura.
A elasticidade-preço da procura mede a variação percentual na quantidade procurada de um determinado bem que resulta da variação 1% no respetivo preço. Para a maior parte dos bens esta elasticidade terá um valor negativo, dada a relação habitualmente negativa entre preços e quantidades procuradas. Nesses casos, diz-se que quanto maior o valor negativo da elasticidade, mais elástica é a procura, e quanto mais próxima de zero estiver a elasticidade, mais rígida é a procura.
A elasticidade-preço da oferta corresponde à variação percentual verificada na quantidade oferecida pelos produtores decorrente de uma variação de 1% no preço do produto em causa. Por regra, a elasticidade-preço da oferta é positiva, pelo menos no curto prazo, já que é de esperar que com o aumento do preço de um produto no mercado, as intenções de venda dos produtores sofram também um aumento.
A elasticidade-preço cruzada da procura representa a variação percentual na quantidade procurada de um bem provocada pela variação de 1% no preço de outro bem. Esta elasticidade aplica-se a situações em que se verifica a existência de uma relação