Caracterização de Carboidratos
Édrita Paim, Ingrid C. R. Belentani, Tatiana Macedo de Carvalho e Vaneska T. R. Gomes
Caracterização de carboidratos
UFMS, 2013
Revisão teórica
Carboidratos
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
Fonte de energia;
Reserva de energia;
Estrutural;
Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
Monossacarídeos
Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgânicos, portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano. Principais monossacarídeos: Frutose: Presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.
Glicose: Também possui função energética. Encontrado também no mel e nas frutas.
Galactose: presente na lactose (açúcar do leite). Fornece energia para o corpo humano.
Ribose: compõem a estrutura do RNA (ácido ribonucléico).
Quimicamente são polihidroxialdeídos (ou aldoses) - ou polihidroxicetonas (ou cetoses), sendo os mais simples monossacarídeos compostos com no mínimo 3 carbonos:
O gliceraldeído
A Dihidroxicetona
Dissacarídeos
São carboidratos ditos glicosídeos, pois são formados a partir da ligação de 2 monossacarídeos através de ligações especiais denominadas "Ligações glicosídicas". A ligação glicosídica ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água. Os glicosídeos podem ser formados também pela ligação de um carboidrato a uma