Materiais Porosos
Introdução – Os materiais porosos produzidos por metalurgia do pó são caracterizados pela presença de porosidade interligada. Entre as aplicações mais importantes devem ser citados os filtros metálicos e as buchas para mancais. Especialmente nessas aplicações, os materiais porosos metálicos superam outros tipos de materiais porosos, devido sua resistência mecânica, sua resistência ao calor e à corrosão, sua durabilidade, sua resistência ao choque e a possibilidade de ter-se porosidade e permeabilidade controlada com certo rigor.
Os pós metálicos empregados nos materiais porosos são escolhidos de acordo com a aplicação. Os pós mais comumente usados são os seguintes: bronze, aço inoxidável, níquel e ligas a base de níquel, titânio e alumínio. Eventualmente, empregam-se pós de metais nobres (ouro, prata e platina) além de materiais refratários (tungstênio, molibdênio e tântalo).
Os característicos mais importantes desses materiais devem ser:
- resistência mecânica adequada;
- adequado tamanho de partícula;
- permeabilidade ou habilidade de permitir a passagem de um determinado volume de fluido de viscosidade especificado gradiente de pressão;
- resistência ao ataque do meio ambiente.
A seguir, serão descritos os principais tipos de materiais porosos obtidos por metalurgia do pó.
Filtros metálicos – Estes filtros são utilizados, sobretudo, na filtragem de líquidos e gases, sendo as peças na forma de discos, buchas retas ou cônicas, com flange ou sem flange e outros formatos. A filtragem separa os sólidos contaminantes de correntes de líquido ou gás.
Filtros de bronze, por exemplo, são capazes de filtrar o ar em sistemas pneumáticos mediante a separação da água do ar através de diferenças em tensão superficial.
Filtros porosos metálicos são empregados na filtragem de combustível em automóveis e em queimadores a óleo. Filtros de aço inoxidável ou Monel são empregados para filtragem de compostos de urânio em aplicações