açúcar redutor
Nesse relatório contém procedimentos de reações de Molisch, Bial e Seliwanoff, pois foram introduzidos em 6 tubos de ensaio de cada reação nas soluções de glicose, frutose, maltose, sacarose, lactosee galactose .
Reação de Molisch: É um procedimento químico usado para determinar a presença de hidratos de carbono numa solução.
Reação de Bial: É uma reação de identificação de pentoses e carboidratos, para determinar a presença da coloração azul, típica quando há pentoses.
Reação de Seliwanoff: É uma reação que obtém a distinção entre aldoses e cetoses, verificando o aparecimento de uma coloração vermelha, se aparecer mais rápida indicará que será uma pentose e se for lenta será aldoses.
OBJETIVO
Verificar a análise qualitativa carboidratos referente à presença destes glicídios em solução (reação de Molisch), à presença de cetoses (reação de Seliwanoff) e à presença de pentoses e a presença
PROCEDIMENTO
Pesou-se uma vez 2 ml de cada tubo de ensaio na reação de molisch, com um dos seguintes compostos (glicose, frutose, maltose, sacarose, lactose, galactose e ribose). Transferiu-se para tubo de ensaio e foi adicionado em seguida, agitou-se, adicionou 2 ml gotas de reativo de molisch e misturar. Adicionar pela parede do tubo lentamente 2 ml ácido H²O, até que alcançassem os 15 ml de H²O destilada. Foi aquecido até alcançar o ponto de ebulição (agitando), e deixou-se esfriar. Foram repetidos o mesmo procedimento com a reação de Bial e a reação de Seliwanoff e foram observados qual os resultados obtidos.
MÉTODOS:
- 18 tubos de ensaio
- pipetas de 1,2 e 5 ml
- 1 pinça de madeira
- 1 chapa de aquecimento
- ácido súlfurico
- reativo de Molisch
- reativo de Bial
- reativo de seliwanoff
- glicose, frutose, maltose, lactose, galactose e ribose
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Reação de Molisch:
Ao adicionar 2 ml de solução de carboidratos e 2 gotas do reativo de molisch nos tubos de ensaios e com sob leve agitação. E posteriormente,