Análise Propaganda Volkswagen
Disciplina: Cultura Brasileira e sociedade
Grupo: Beatriz, Lívia, Paloma, Priscila. CSPP1B
Análise da Propaganda Volkswagen
A propaganda mostra duas imagens. No canto superior esquerdo há um homem vestido de terno ao lado de um fusca da Volkswagen, carregando uma maleta. Logo abaixo está escrito Ele e o texto: De manhã vai ao trabalho e volta à noite. A segunda imagem mostra uma mulher de mão dadas com duas crianças, um menino e uma menina. Sob a foto está escrito Ela e com o texto:
Leva as crianças à escola, vai à feira, vai ao cabeliereiro, vai buscar mamãe, busca as crianças da escola, busca os sobrinhos para brincarem com as crianças que voltaram da escola, vai à costureira, leva mamãe para casa, vai fazer compras na cidade, devolve os sobrinhos, vai visitar as amigas, vai ver como titia Celina está passando, volta à casa de uma amiga para apanhar a bolsa que tinha esquecido, etc. etc. etc.
Após o texto, está escrito em letras maiores: Não é justo que ela tenha um Volkswagen só para ela? A imagem demonstra a ideia de que o homem só tem um Volkswagen, pois passa do dia inteiro fora de casa trabalhando. Com relação à mulher, a propaganda mostra que ela também merece ter um carro, apesar de ter responsabilidades diferentes do homem. De acordo com o capítulo estudado de Everardo Rocha, os mitos traduzem as experiências da vida cotidiana na qual sustentam nossa cultura. E os rituais são ações que consolidam os mitos como uma prática na sociedade por meio de relações. Na propaganda, o mito é apresentado por meio do fato de que o homem é a pessoa da família que possui o poder financeiro e trabalha o dia todo, enquanto a mulher é dona de casa e cuida da família. Com relação ao ritual, é expressado pelo consumo do automóvel para a mulher por meio da propaganda, mostrando que ela também é merecedora de um Volkswagen. Para a época, em 1960, a propaganda pode ter tido sucesso, pois a maioria esmagadora das mulheres se