Deslançamento de marca
ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA CAMPANHA DE “DESLANÇAMENTO” DA KOMBI
Estudo apresentado a Unicesumar como requisito parcial à obtenção de nota no 3º bimestre da disciplina Estratégias Publicitárias, no segundo ano do curso Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.
Orientação: Prof. Lucio Rosas
MARINGÁ
2014
ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA CAMPANHA DE “DESLANÇAMENTO” DA KOMBI
INTRODUÇÃO
A Kombi é um veículo utilitário pertencente a Volkswagen que ficou durante 56 anos no mercado brasileiro, até o final de 2013, quando parou de ser fabricada no Brasil, único país que ainda mantinha linhas de produção do veículo.
Desde a década de 50, quando foi lançado, a Kombi não sofreu mudanças significativas, e mesmo assim permaneceu líder de vendas em seu segmento.
O veículo com sua versatilidade, espaço e economia - usada tanto por hippies, como por microempresários - foram benefícios responsáveis por responder necessidades de uma demanda latente de mercado (KOTLER, 2000).
A Kombi posicionou-se de acordo com a necessidade de seu público, e ao oferecer um bom produto para o mesmo, durante cinco décadas, cria um relacionamento muito pessoal que vai além das formas tradicionais de comunicação e é responsável pela imagem afetiva junto da sociedade.
Tal consolidação mantinha as linhas de montagem do produto sustentáveis, porém o Contran determinou que todos os veículos fabricados a partir de 2014 deviam conter airbag e freios ABS, recursos impossíveis de serem transpostos para a estrutura da Kombi. Assim, chegou o fim de uma era.
A estes imprevistos, fora do mundo dos negócios e que afetam diretamente a vida das empresas, chama-se public issues (NEVES, 2000). Neste caso, uma interferência pública pôs fim