barragem
Uma represa é um grande lago artificial que se forma a partir de uma barragem, ou barreira, que bloqueia ou desvia um curso de água. Pessoas e animais represam água para controlar rios e criar reservatórios, lagos e lagoas. O dique do castor funciona praticamente da mesma maneira que as gigantescas represas construídas pelo homem. Tanto o pequeno dique como a represa devem ter altura suficiente e ser resistentes o bastante para impedir a água de seguir seu curso natural.
Povos de todo o mundo constroem barragens desde a Antiguidade — os antigos egípcios construíram uma há quase 5 mil anos. Os chineses, em 240 a.C., já faziam estruturas de pedra para bloquear as águas dos rios. Duas barragens construídas pelos antigos romanos na Espanha funcionam até hoje.
Utilização
As represas são construídas para evitar que os rios inundem as margens e para armazenar água. Em época de chuva, o nível das águas de um rio pode subir muito e, se não houver uma barragem para manter essa água excedente represada, ela vai embora, seguindo o curso do rio, sem ter sido usada.
Quando uma barragem é construída, cria-se um grande reservatório de água. Esse grande volume de água pode ser usado para diversos fins, como recreação — nadar, andar de barco — ou para abastecimento de água potável, além de servir para a irrigação de fazendas e para fins industriais.
A força criada pela água que corre pelos dutos de uma represa também é muito útil, porque ela faz girar um mecanismo chamado turbina, que por sua vez aciona máquinas chamadas geradores, responsáveis por produzir eletricidade. A energia gerada dessa forma é chamada energia elétrica.
Como funciona
A maior parte das represas funciona mais ou menos da mesma maneira: o peso da água represada cria uma enorme pressão, mas a espessura e o formato da barragem, em conjunto, conseguem conter a água, mesmo quando o volume da água da chuva aumenta a pressão.
Uma barragem deve ser construída com material forte o suficiente para