Estudo de caso fox
Questões para discussão:
Observe a trajetória da Volkswagen no Brasil e analise o cenário atual. Levante as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e as ameaças do setor. Proponha estratégias gerais para a empresa e justifique.
A Volkswagen chegou ao Brasil pela GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística- que tinha objetivo de atrair capital estrangeiro e desenvolver a indústria brasileira. A VW iniciou suas atividades produzindo dois carros, a Kombi e o Fusca, que até hoje são vistos nas ruas e viraram um “hob” para as pessoas que são apaixonadas por carros antigos. A empresa assumiu uma posição de liderança atingindo 59% da produção nacional e para manter-se nesta posição lançou novos modelos de carros. Porém, com a entrada do novo governo, que permitiu a importação, ocorreram inúmeras situação inusitadas que influenciaram negativamente nas empresas automobilísticas. Neste momento, para manter-se no mercado, era necessário inovar e atender as expectativas dos clientes, que agora eram ter um carro que expressasse sua maneira de viver, seu jeito e seu estilo. Para atender aos anseios de seus clientes, a VW realizou pesquisas com as pessoas que pretendiam comprar um carro nos próximos anos e, assim, detectaram os pontos que eles mais levavam em conta para efetuar a compra, e foi pensando nisso que o Fox, o CrossFox e SpaceFox foram lançados.
A indústria automobilística está passando por um momento de dificuldades, devido à valorização do real comparado com o dólar e também pela produção em outros países que possuem uma mão de obra mais barata, fazendo com que o preço dos automóveis também siga esta tendência. Os altos impostos que incidem sobre o valor do automóvel é outro fator que influencia na compra, pois muitas matérias mostram que o mesmo carro que é vendido aqui por um valor, é vendido no México, na Argentina e em outros países próximos ao Brasil por um