Análise poética
ETEC DE VILA FORMOSA
ANÁLISE POÉTICA
São Paulo, 2013
ETEC DE VILA FORMOSA
ENSINO MÉDIO
INGRIDY GABIATTI
LETÍCIA GAVA
NATALIA ALVES
STEPHANIE CAROLINE
TAÍS DE JESUS
ANÁLISE POÉTICA
Trabalho apresentado a ETEC de Vila Formosa como requisito parcial de critério avaliativo da disciplina de Língua Portuguesa Literária. Orientador: Prof.° Anderson Buzato
São Paulo, 2013
ANÁLISE POÉTICA
RESUMO
Esse breve artigo apresenta características a respeito da primeira fase do modernismo que Carlos Drummond de Andrade expressa em um poema fatos que geralmente acontecem ao longo do nosso caminho. O autor ficou marcado na literatura brasileira por conta do poema “No meio do caminho”, mostrando ao mundo que poemas não precisam necessariamente falar de amor.
Palavras-chave: Modernismo. Carlos Drummond de Andrade.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O Modernismo iniciou entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no Teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Foi considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias. A Semana de Arte Moderna trouxe um rompimento, uma destruição das estruturas clássicas, acadêmicas, harmônicas, e por esse motivo tem caráter anárquico e destruidor.
O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico dessa primeira fase e seu forte sentido destruidor, assim definido por Mário de Andrade da seguinte forma:
"(...) se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.