Análise poema meus oito anos
Acadêmico: Reginaldo da Silva
Disciplina: Literatura I
Professor: André Cechinel
Romantismo:
De acordo com: Farias Andressa, o romantismo possui um conjunto de características gerais e comuns. O poeta do período romântico é logo reconhecido por ter as principais características: exaltado, entusiasta, colorido, emocional e apaixonado. O mesmo é absolutista e relativista, nos poemas românticos é perceptível à presença da fé, liberdade, inconsciente, emoção, a saudade e a paixão. A maior fonte de inspiração é a própria alma do poeta.
Segundo: Farias Andressa, o período romântico pode ser caracterizado pelas seguintes qualidades: individualismo, subjetivismo, ilogismo, senso de mistério, escapismo, reformismo, sonho, fé, culto da natureza, retorno ao passado.
O romantismo preservou a poesia lírica, o drama, o romance social, costumes, psicológico, sentimental, gótico, de aventuras, histórico de tema medieval ou nacional. O romantismo foi um período em que foram criadas diversas obras literárias. Nesse período foi estabelecida uma norma estética literária que dominava grande parte da atividade literária brasileira. Houve uma extrema ligação entre a alma brasileira com a alma romântica dada o espirito e espontaneidade e criatividade dos poetas brasileiros. Os poetas do período romântico que se tornaram mais populares foram: Gonçalves Dias, Alvarez de Azevedo e Casimiro de Abreu.
Casimiro de Abreu
Casimiro de Abreu nasceu em 1839 e morreu em 1860, foi um poeta que teve uma vida curta. Sua poesia é marcada por traços como o saudosismo nacionalista, tais características marcam sua poesia quando a temática é a saudade: da terra natal, da infância e dos amores.
Poema: Meus oito anos
MEUS OITO ANOS
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos